Assembleia virtual discute proposta de reajuste salarial e aumento no auxílio-alimentação

Foi realizada na manhã da última quinta-feira,18/04, assembleia extraordinária virtual do SINTEST/BA UNEB. A abertura ocorreu com uma breve análise da conjuntura sobre as paralisações dos servidores federais e as manifestações estaduais, e da reunião do fórum dos Técnicos com os Reitores. Em seguida, foi abordada a proposta do governo de reajuste salarial de 6,97% e aumento do auxílio-alimentação para os servidores das universidades.

Em relação às mobilizações do dia 18 de abril, a diretoria leu uma nota pública de solidariedade e explicou a ausência da adesão presencial devido à expectativa de reunião com o governo e à falta de apresentação das pautas dos técnicos. Além disso, durante a assembleia, foi abordado o resultado da reunião com os reitores, onde os dirigentes destacaram a importância de os gestores atuarem como interlocutores junto ao governo estadual, buscando sensibilizá-lo para atender às demandas da categoria. 

Sobre a questão salarial, a diretoria detalhou a proposta do governo discutida na reunião do fórum dos Técnicos, que consiste em um reajuste dividido em duas parcelas (2% em maio e 2% em setembro) mais 2,97% exclusivos para os servidores universitários, totalizando 6,97% de reajuste. Quanto ao auxílio-alimentação, a proposta é aumentar para R$13 por dia para os servidores de 30h e para R$20 por dia para os de 40h.

O diretor geral do SINTEST, Firmino Júlio, destacou um compromisso importante assumido e formalizado pelo Secretário de Relações Institucionais, Jonival Lucas da Silva Júnior, a Secretária da Educação, Rowenna dos Santos Brito, e o Superintendente de Recursos Humanos da SAEB, Adriano Tambone. Esse compromisso envolve recepcionar e discutir, a partir do mês de maio, propostas de melhorias no plano de carreira dos servidores técnicos e analistas das universidades, conforme estabelecido na Lei 11.375 de 5 de fevereiro de 2009.

“A hora de buscar a melhoria da nossa carreira é agora, com a redução do interstício, atualização das tabelas salariais para técnicos e analistas, entre outras medidas importantes. Começaremos  com a criação da carga horária de 40 horas para os analistas, o incentivo à produção científica, a melhoria na remuneração dos servidores com nível auxiliar (NA’s), o aumento salarial para aposentados, e diversas outras iniciativas que visam valorizar e fortalecer nossa categoria”,ressaltou Firmino Júlio.

Por fim, ficou deliberado que a próxima assembleia acontecerá em maio, já com pauta definida: o projeto Estatuinte dos servidores técnicos da UNEB.

SINTEST/BA UNEB – 34 anos. Lute como um técnico!