Governo inicia debate com centrais sindicais para discutir reforma da Previdência

Com a intenção de ouvir sugestões e diferentes posições das centrais sindicais e dos representantes dos empresários, o Governo inicia nesta quarta-feira (17/2) a discutir a reforma da Previdência. A proposta deve ser enviada para o Congresso Nacional, até o fim do primeiro semestre, para apreciação dos parlamentares.

Brasília- DF 17-02-2016  Ministro do Trabalhoe Previdência Social, Miguel Rossetto, coordena a reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Trabalho, Emprego, Renda e de Previdência Social. Foto Lula Marques/Agência PT
Brasília- DF 17-02-2016 Ministro do Trabalhoe Previdência Social, Miguel Rossetto, coordena a reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Trabalho, Emprego, Renda e de Previdência Social. Foto Lula Marques/Agência PT

O governo pretende mostrar que a proposta ainda não foi finalizada e por isso, todas as alternativas serão analisadas, inclusive a possibilidade do aumento da idade mínima para aposentadoria. Na reunião, serão analisados temas polêmicos como a convergência das idades de aposentadoria entre homens e mulheres, entre trabalhadores rurais e urbanos. Com as novas regras, os homens que se aposentarem até 2018 poderão receber 100% do benefício quando a soma da idade e do tempo de contribuição for 95. No caso das mulheres, a soma tem que chegar a 85.

Para as entidades sindicais, esta proposta é uma ameaça às conquistas dos trabalhadores. No entanto, em janeiro, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que país terá que “encarar a reforma da Previdência” e que “não é possível que a idade média de aposentadoria no Brasil seja 55 anos”, já que a expectativa de vida dos brasileiros está aumentando.