Novembro Azul 2018: Mês de Combate ao Câncer de Próstata

Este é o mês marcado pela campanha “Novembro Azul”, a fim de conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde. É o período de maior incentivo à prevenção ao câncer de próstata, já que este é o segundo tipo de neoplasia que mais atinge a população masculina, perdendo só para o do câncer de pele. Uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer aponta que 68.220 casos devem ocorrer no Brasil.

O câncer de próstata acontece devido ao desordenamento na multiplicação de suas células. Esse tipo de neoplastia pode demorar a se manifestar, porém, é importante a realização constante de exames preventivos a fim de que a descoberta não seja feita com o tumor já em estágio avançado.

A partir dos 50 anos, os homens devem se consultar anualmente com um urologista. Mas aqueles com procedências de câncer de próstata em parentes próximo necessitam procurar atendimento especifico aos 45 anos. A ausência de sintomas não garante que esteja tudo bem. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns deles vêm à tona, cerca de 95% dos tumores encontram-se em fase avançada.

A falta de informação e o preconceito do homem em realizar exames de rotina, como o chamado “toque retal” ainda é muito alto e a campanha nacional visa quebrar esse paradigma e alertar para a necessidade da prevenção, já que o diagnóstico precoce aumento significativamente as chaves de sobrevivência do paciente.

 

Fique atento  

Os principais sintomas são:

Vontade constante de urinar
Dores ao urinar
Presença de sangue na urina e/ou no sêmen
Dores ósseas

Entre os fatores de risco estão:

Histórico de câncer de próstata na família (pai e irmãos)
Etnia negra (os homens negros têm maior incidência desse câncer)
Obesidade
Alimentação inadequada
Sedentarismo