Outubro Rosa: mês de alerta da população para prevenção ao câncer de mama

Se diagnosticado em fase inicial, as chances de cura aumentam com a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. 

Outubro inicia e com ele começa o mês de conscientização e luta contra o câncer de mama, o “Outubro Rosa”. Movimento iniciado em 1990, em Nova York e organizado pela Fundação Susan G.Komen for the Cure, tem como objetivo compartilhar informações sobre câncer de mama, promover a conscientização sobre a importância de se realizar o autoexame e de um diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.

O câncer mama é uma doença desordenada de células de mama, gerando assim, células que se multiplicam formando um tumor.  A doença nos homens e raro, representando 1% dos casos. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apontam para mais de 66 mil novos casos em 2020.

A maior parte dos cânceres da mama é descoberta pelas próprias mulheres, assim, é preciso estar atento aos sinais e sintomas como, caroço (nódulos) endurecido e geralmente indolor, alteração no bico do peito, pequenos nódulos na região embaixo dos braços (exilas) ou pescoço, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja e saídas espontâneas de líquidos de um dos mamilos.

O diagnóstico precoce aumenta bastante as chances de cura. Um estilo de vida saudável, consultas regulares ao mastologista e a realização de mamografias anualmente de mulheres acimas dos 50 anos, são algumas recomendações para a prevenção da doença.

Se ame, se cuide, se toque!